terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lei de Zipf no Xadrez

O ARTIGO ABAIXO FOI ESCRITO POR UM NÃO-ESPECIALISTA E MUITO PROVAVELMENTE CONTEM ERROS. NÃO O UTILIZE COMO FONTE PARA SUA PESQUISA. APESAR DISSO, OS LINKS SE REFEREM A REVISTAS ESPECIALIZADAS QUE PASSAM POR UM CRITERIOSO PROCESSO EDITORIAL. BASEIE-SE NESSES LINKS PARA A SUA PESQUISA.

Conhecem a Lei de Zipf? Aparentemente essa "Lei" regendo a frequência de eventos estatísticos é uma daquelas relações que parecem estar em toda parte, como seqüências de Finonacci e a razão áurea.

Tomemos por exemplo a língua portuguesa. Se observarmos numa grande quantidade de livros com qual freqüência determinada palavra ocorre, e listarmos a popularidade dessas palavras (a mais comum equivale a P=1, a segunda P=2, etc) notamos que a freqÜência dessas palavras depende aproximadamente de P^(-2). Essa lei é mantida na vasta maioria das línguas.

Curiosamente, esse expoente (-2) parece ser semi-universal, ou seja, ocorre em diversas situações estatísticas como nos tamanhos de cidades em um país e no ranking da renda de pessoas.




Cientistas identificaram agora que a mesma lei ocorre nos primeiros movimentos do jogo de xadrez. Essa descoberta tem um impacto interessante, pois como o jogo de xadrez através da Internet é um hobby bastante comum, tem-se portanto uma rica base de dados para pesquisas estatísticas.

__________________________________________________

Para ver alguém que entende do assunto falando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um Blog devotado à ciência. "Gracinhas" serão deletadas. Simples assim.