quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Let it snow, let it snow, let it snow

Caros,

Ontem o mundo desabou em Madison. A cidade parou por conta de uma nevasca violenta. Na madrugada a temperatura chegou a -19 graus centígrados. Hoje para vir trabalhar eu tive que andar em um labirinto de gelo com altura variando entre o joelho e a cintura!

Ontem tentaram bater o recorde de maior guerra de bolas de neve da história.



Por isso declarei um dia preguiçoso e não postei quase nada. Desculpem-me.

Mas inspirado pelo clima ártico, vocês sabem por que temos granizo no Brasil e não neve? Sabem a diferença entre os dois?

GRANIZO

É comum que as gotículas de água que formam uma nuvem estejam superarrefecidas (supercooled). Isto é, elas estão a uma temperatura baixa o suficiente para congelar mas se mantém líquidas. Caso essas gotas se juntem a um grão de poeira, poluente ou pólen, aí então o cristal de gelo se forma. Repare que é possível esfriar a água até uns -42 graus sem que se forme gelo!

Continuando, normalmente essas gotas de água precipitam normalmente dando origem à chuva normal como conhecemos. Mesmos os pequenos cristais que se formam em torno de uma impureza em geral derretem antes de atingir o solo, caso a temperatura no solo seja superior ao ponto de fusão da água.

Mas quando há algum vento incomum na direção vertical de baixo para cima, os pequenos cristais formados ao redor de impurezas são soprados para dentro da nuvem novamente e agregam mais gotículas. Repetindo esse processo várias vezes, pedaços grandes de gelo podem se formar, e podem chegar ao solo com tamanhos variando de 0.5 cm até 15 cm!

Esse processo ocorre comumente próximo a montanhas, onde ocorre o "levantamento orográfico" que nada mais é do que o redirecionamento de um vento horizontal para um vento vertical para cima.



NEVE

A formação da neve se dá quando a temperatura é baixa o suficiente para que a água congele mesmo sem a necessidade de impurezas. Esse processo, chamado "anucleação homogênea do cristal", ocorre quando uma quantidade razoável de gotículas se chocam por acaso, formando um centro agregador para outras gotículas.

A neve formada nas nuvens então se precipita, chegando ao solo como flocos caso a temperatura próxima ao solo seja inferior ao ponto de fusão da água.



Mantenha-se aquecido e até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um Blog devotado à ciência. "Gracinhas" serão deletadas. Simples assim.